Ao longo de sua carreira, Paulinho recebeu diversos prêmios e foi tema de diversas matérias na imprensa brasileira e internacional.

Na seção de reportagens, selecionamos para representar simbolicamente as inúmeras entrevistas que o sambista deu ao longo da carreira, uma concedida ao jornal “O Globo” em 1970, onde Paulinho comentava a sua breve carreira até então. Em contraponto, selecionamos também as melhores matérias publicadas sobre a comemoração dos seus 60 anos em novembro de 2002. Para representar a seção internacional, mostraremos uma matéria publicada no jornal francês “Le Monde”.

O reconhecimento do trabalho de Paulinho se estende para outras áreas além da imprensa. Recebeu diversos prêmios dados por instituições, empresas, associações entre outros. Podemos destacar o Golfinho de Ouro de 1968, o primeiro lugar no festival de MPB da TV Record de 1969, o prêmio da APCA de melhor show do ano de 1982 com Zumbido e 1997 com Bebadosamba, o Prêmio Shell de 1992, o prêmio Sharp com nove troféus entre outros.

A importância do trabalho de Paulinho também foi reconhecida por órgãos governamentais, podemos citar a comenda dada pelo governo brasileiro da Ordem do Mérito Cultural, em 2001, e o título dado pelo governo francês de Chevalier de L’ordre des Art et des Letters, em 1985. Estas são algumas das muitas manifestações de reconhecimento pelo seu trabalho.

Um sinal de gratificação pelo trabalho de Paulinho que representa uma parte significativa da música popular brasileira há quatro décadas.